Institucional

NOSSA HISTÓRIA

O Lar da Criança trata de uma instituição filantrópica, isto é, sem fins econômicos (lucrativos), fundada em 1963 a partir do sonho da então adolescente Dulce Maria Goulart de Freitas que, na fase adulta, foi servidora pública do Juizado de Menores, assim denominado na época. Ao constatar a demanda, ela percebeu que havia chegado o momento de realizar o sonho de construir uma casa para crianças da faixa etária compreendida entre zero aos cinco anos, onde permaneceriam até os 18, nesse ínterim, deveriam retornar para suas famílias biológicas ou substitutas (adoção). Portanto, as crianças chegavam à instituição, com objetivo de reinserção familiar e em última instância a adoção.

Assim nascia o Lar da Criança, uma casa alugada, muito espaçosa, no bairro de Cosme de Farias. Teve como cuidadora e cozinheira, a senhora Corina que residia nas proximidades, também uma jovem chamada Inês se dedicou a essas crianças abrigadas e até hoje depois de adultas lembram-se dela com muito carinho.

Em 1973, a instituição mudou de endereço, deslocou-se de Cosme de Farias para a Vila Laura. Para sua sede própria, à rua Arthur D’Almeida, nº 72, ocupando dois lotes que foram doados. A comunidade, os demais colaborados amigos do Lar e os jovens residentes se reuniram e construíram a nova casa.

Infelizmente, no ano de 1999, a senhora Maria Dulce falece. O Lar da Criança passa então a ser gerenciada pela senhora Iraci Lopes de Souza Coimbra, pedagoga, uma mulher de fibra, sensível e sonhadora cujo esforço, amor e dedicação contribuíram para o desenvolvimento desta obra, sempre em busca de sonhos, planos e projetos para melhor atender cada criança e adolescente acolhido.

Atualmente a instituição tem capacidade para acolher cerca de 20 crianças e adolescentes, as idades variam de 0 a 17 anos incompletos. Os mesmos são encaminhados para instituição por meio prioritário da central de regulação de vagas do município de Salvador e por meio dos Conselhos Tutelares, DERCA, do Ministério Público e do Juizado da Infância e Juventude. São crianças e adolescentes órfãs, vítimas de negligencia e maus tratos por parte dos familiares ou responsável.

Leia a matéria Mães de muitos no iBahia.com

Quem Somos

O Lar da Criança é uma instituição que acolhe e protege crianças e adolescentes  em situação de risco e vulnerabilidade social, garantimos a educação, lazer e saúde, promovemos a inserção e reinserção à família, apoiando a formação de cidadãos com autonomia.

Nossa Missão

Acolher e proteger crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, garantir educação, lazer e saúde, promover a inserção ou reinserção à família, apoiando a formação de cidadãos com autonomia.

Nossa Visão

Ser referencial sustentável de acolhimento, proteção e orientação de crianças e adolescentes no Brasil.

Nossos Valores

  • Compromisso com a ética, garantia de direitos e bem estar da criança e do adolescente;
  • Eficiência e transparência dos serviços prestados;
  • Diálogo e construção cooperativa com parceiros, colaboradores e sociedade;
  • Respeito a diversidade e a dignidade humana;
  • Responsabilidade na gestão de recursos.
+ 0

Acolhimentos

0

Projetos ativos

+ 0

Adoções

Vamos juntos acolhendo sonhos, transformando vidas.

TRANSPARÊNCIA

plugins premium WordPress
1